A APAET tem como realização principal o Congresso Nacional de Mecânica Experimental, que se realiza desde 1986 com alguma irregularidade e desde 2008 passou a bienal.
Todos estes Encontros foram organizados com o objectivo de promover a realização de um fórum para a discussão e divulgação das descobertas mais recentes nas áreas da Análise Experimental de Tensões e da Mecânica Experimental, assim como juntar engenheiros mecânicos, aeronáuticos e civis, e outros investigadores e cientistas portugueses, para uma troca de ideias e experiências nestas áreas.
Os diversos Encontros Nacionais foram realizados em diferentes Instituições de I&D nacionais, de modo a garantir uma divulgação e difusão do conhecimento nas áreas de intervenção da APAET, tendo sido apresentadas e discutidas contribuições nas seguintes áreas temáticas:

